segunda-feira, 11 de junho de 2007

O Sorriso de Monalisa

Filme de Mike Newll, com Júlio Roberts no papel principal.
Sinopse
"Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. "
A imagem “http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/sorriso-de-mona-lisa/sorriso-de-mona-lisa07.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
O Filme apresenta de uma maneira simples e real que fazer a diferença é possível. Que ao tentar ensinar, você aprende. E o aprendizado pode ser para toda a vida.
Nossa história se passa nos anos 50, num período em que a sociedade americana vive um momento de transição, porém guarda a força das tradições, do conservadorismo nas famílias e sociedade. Existe uma ilusão de modernidade para as mulheres da elite americana, que se resume em serem alunas brilhantes, inteligentes, eruditas, porém o casamento é o objetivo principal. E com ele vem a submissão aos maridos, na maioria machistas.
O filme aborda a perspectiva pegagógica do período, retratanto técnicas didáticas tradicionais mecanicas, com textos e conteúdos pré-elaborados e decorados pelas alunas, que não conseguiam ir além do que estava escrito. Mas não por incapacidade cognitiva. Talvez pela ausência de estímulo à visão crítica, à possibilidade de ir além das fronteiras do aluno receptor-passivo. Katherine, a professora de História da Arte, "subverteu" a ordem ao mostrar que é possível ser um observador diferente: da arte, de si mesmo, do mundo, da vida.
O olhar crítico enfim nasce e com ele a criatividade. Surge a aprendizagem que estrapola as fronteiras da escola para cada uma das alunas, a seu modo.
Uma frase foi marcante, dita à professora num momento em que era sua vez de ouvir: "A mudança leva tempo. Precisa alcançar você". Muitas vezes o que ensinamos é exatamente o que precisamos aprender!

Nenhum comentário: